Aos 72 anos a história do companheiro Zeca do PT vira livro narrado por pantaneiro

Zé Orcírio: Diário de um Pantaneiro: A biografia que conta a história de Zeca do PT será lançada esse mês

ícone relógio18/07/2022 às 13:10:27- atualizado em

Zé Orcírio: Diário de um Pantaneiro, esse é o nome do livro biografia que conta a história de José Orcírio Miranda dos Santos, o companheiro Zeca do PT. O livro foi escrito pelos professores de literatura Marcelo Marinho e Ivan Russeff. Contar a história de Zeca é também contar a história do Estado e do Sul-mato-grossense.

Zeca já foi duas vezes governador do estado de Mato Grosso do Sul, Deputado Federal e Deputado Estadual além de vereador da cidade de Campo Grande. Militante importante do Partido dos Trabalhadores a trajetória de Zeca agora, aos 72 anos, ganha espaço também na literatura.

O livro com o lançamento previsto para o dia 31 de julho, pela Editora Kotter, traz em sua abertura a apresentação de Luiz Inácio Lula da Silva, que afirma que a obra “relata uma vida que poderia ser a de milhões de companheiras e companheiros, milhões de Lindas e Clarindas, de Chicos e Franciscos, trabalhadores anônimos desse nosso imenso país”, segundo as palavras do ex-presidente.

E ainda ressalta que "Essa biografia é especial, neste quase meio século de lutas do Partido dos Trabalhadores, pois contribui para a formação política dos jovens brasileiros, na medida em que narra a história de um jovem Zé que, acreditando no sonho e na utopia de um país justo e democrático, se construiu, matéria e vontade, como Zeca do PT.", escreve Lula.

A história conta a trajetória de Zeca desde menino até a luta sindical e vida política. Em live com os escritores Zeca conta que se emocionou ao ler a primeira versão do livro, pois não tinha a dimensão de como a sua história poderia ser contada e se sente grato pelo reconhecimento.

O livro foi escrito a quatro mãos, durante 17 anos entre a coleta de dados e texto, que é narrado por um pantaneiro. Para os escritores, a história do Zeca é rica pois é construída por vários pontos de vista. Um líder sindical que se torna um gestor público e se desdobra em histórias de um homem pantaneiro.

O livro está com a Pré-Venda aberta e pode ser encontrado no site da Editora.