Mato Grosso Do Sul

MS celebrar 43 anos do PT o maior partido de esquerda da América Latina

As festividades aconteceram na capital e no interior

ícone relógio13/02/2023 às 13:09:31- atualizado em  
MS celebrar 43 anos do PT o maior partido de esquerda da América Latina

Na última sexta-feira, 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores comemorou 43 anos de fundação, com uma bela história forjada nas lutas do povo brasileiro por democracia e por direitos fundamentais. As comemorações tomaram conta de todo Brasil. Em Mato Grosso Do Sul militantes se reuniram para celebrar a força do PT.

Fundado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), por um grupo formado por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda, ex-exilados políticos e ativistas católicos ligados à Teologia da Libertação.

O Partido nasceu em meio a grandes mobilizações sociais, principalmente do movimento sindical no ABC paulista, que marcaram a história política, econômica e social brasileira a partir da segunda metade da década de 70, quando a sociedade brasileira ainda vivia sob uma ditadura militar que durou 20 longos anos.

Tendo à frente o então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, o PT foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.

A partir daí, em quatro décadas de destacada atuação, o PT se tornou o maior partido político de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo, atualmente com mais de 2,5 milhões de filiados e filiadas e organizado em todas as capitais e na grande maioria dos municípios do país.

Em Mato Grosso do Sul o partido construiu desde a década de 80 uma história de estrema importância na luta por uma sociedade mais justa para trabalhadores e trabalhadoras sul-mato-grossenses. Militantes se reuniram em alegria celebraram o aniversário do PT na Capital e no interior.

Compartilhe: