Mato Grosso Do Sul

Com auditório lotado, lideranças do PT assumem cargos para Incra e ministérios para contribuir na reconstrução do Brasil

Tomaram posse em uma cerimônia conjunta, Marina Ricardo Nuner Viana, como coordenadora-geral do escritório do MDS em MS, Paulo Roberto da Silva (Paulinho) frente ao INCRA e Julio Cleverton frente ao MPA. no Estado.

ícone relógio08/05/2023 às 11:18:34- atualizado em  
Com auditório lotado, lideranças do PT assumem cargos para Incra e ministérios para contribuir na reconstrução do Brasil

Tomaram posse, entre aplausos e muita emoção, das pessoas que lotaram o auditório do Bioparque Pantanal, na última sexta-feira (5), em uma cerimônia conjunta, a nova coordenadora-geral do escritório do MDS (Ministério do Desenvolvimento Agrário) em Mato Grosso do Sul, Marina Ricardo Nuner Viana, e os novos superintendentes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Paulo Roberto da Silva (Paulinho) e do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) em Mato Grosso do Sul, Julio Cleverton dos Santos (Buguelo). 

O auditório estava lotado por movimentos sociais e lideranças do Partido dos Trabalhadores que foram celebrar essa conquista para a reconstrução do Brasil junto ao Governo Lula.  Com a nomeação de pessoas com trabalhos expressivos na militância pelo direito dos trabalhadores a esperança de reconstruir politicas publicas de acesso negligenciadas no último governo. 

Em um discurso emocionado que relembrou parte da sua trajetória, Buguelo, fez o compromisso de estar ao lado dos trabalhadores da pesca artesanal no Estado. “Tenho certeza que eu poderia contar com a assembleia legislativa, os deputados do PT para que voltarmos a brigar pelos diretos.  Vocês precisam de interlocutores e eu farei, na minha missão como superintendente da pesca e aquicultura. Quero dizer ao produtor do peixe: Hoje nós somos o segundo maior produtor de tilápia do Brasil e junto ao governo do Estado quero colocar nosso peixe na merenda escolar das escolas integrais de Mato Grosso do Sul. Os produtores vão ter para quem vender e as crianças comida de qualidade. Esse é meu compromisso”, afirmou na posse.

Em seguida quem usou o microfone foi, o superintendente do Incra, Paulo Roberto da Silva, que em seu discurso reafirmou seu compromisso com a Reforma agraria em Mato Grosso do Sul. “ Nosso compromisso hoje é retomar o processo de regulamentação fundiária de forma responsável e feita para todos. Já vamos começar com a retomada do processo de regularização dos assentamentos”, informou, contando que já está prevista uma visita do Ministro Paulo Teixeira ao Estado no próximo mês, para oficializar a destinação de área para o Assentamento Esperança, de Anaurilândia.

A nova coordenadora do escritório do MDS no Estado, Marina Ricardo Nunes Viana, deu início a sua fala cumprimentando as mulheres e agradecendo a todos os que acompanham na luta pela valorização dos agricultores familiares em Mato Grosso do Sul. Marina, coordenadora da Secretaria de Mulheres do PT Mato Grosso do Sul, reconhece a importância da sua representatividade a frente ao cargo, como mulher assentada e militante. 

"Viemos de uma luta de uma vida toda. As palavras, hoje, são união e reconstrução. Esse é o nosso desafio. Somos [os agricultores familiares] responsáveis por 70% do alimento que vai para a mesa dos brasileiros. Nosso país viveu uma pausa e temos muito trabalho pela frente. Nós voltamos para garantir comida na mesa do povo e merenda saudável para nossas crianças. Vamos recuperar as políticas de inclusão com mais créditos e com mais assistência técnica para a garantia de renda", afirmou   Marina.

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor de Governança Fundiária do Incra, João Pedro Gonçalves, o secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Walter Carneiro Junior, os deputados federais Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT) e os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e José Orcírio Miranda, o Zeca do PT.