Após o PED, PT inicia nova fase de reorganização e fortalecimento interno.
O PT realizou o PED em 65 municípios com ampla participação. Para Vladimir Ferreira, o processo fortaleceu o partido e abriu caminho para sua reorganização.

O Partido dos Trabalhadores deu um novo passo rumo à reorganização interna com a realização do Processo de Eleição Direta (PED), ocorrido no último domingo (06/07). A eleição mobilizou militantes em 65 municípios do estado, reunindo 8.128 participantes e contabilizando cerca de 7.400 votos válidos. O presidente estadual em exercício, Vladimir Ferreira, destacou a mobilização durante o processo, que contou com a realização de nove debates regionais e intensa circulação dos candidatos pelas bases: “As duas candidaturas à presidência andaram o estado inteiro. Tivemos 65 municípios que realizaram o PED e renovamos muitas direções.
Teremos novas presidências e tivemos um ótimo número de participantes. O PED alcançou seus objetivos de participação e, agora, a partir disso, é hora de consolidar um processo de reorganização do PT em cada município e em cada região.” Vladimir também classificou como expressivo o desempenho do deputado Vander, além de elogiar a participação do companheiro Humberto no processo.
No plano nacional, o dirigente destacou a vitória significativa de Edinho Silva, que ainda aguarda o resultado de Minas Gerais para a consolidação do cenário nacional: “O companheiro Edinho tem uma vitória expressiva também. Ainda falta o estado de Minas Gerais, que vota no próximo fim de semana, para sabermos a real configuração das forças.” O secretário de Comunicação do PT-MS, Elio Koch, também valorizou o envolvimento coletivo de todas as correntes partidárias: “Foi um processo marcado pelo empenho e participação de todas as correntes, o que fortalece o diálogo interno e amplia a capacidade de ação do partido”.
Agora, o PT entra na fase de transição entre mandatos. Ao longo dos próximos meses, serão realizados os encontros que definirão as composições das executivas e diretórios estadual e nacional. Já os diretórios e executivas municipais podem ser formalizados a qualquer momento, conforme decisão dos atuais dirigentes locais. O PED 2025 consolida-se como um marco de reorganização interna, reafirmação democrática e fortalecimento das bases do Partido dos Trabalhadores.


