Setorial de Assuntos Indígena PT/MS colabora com construção do Ministério dos Povos Indígenas
O objetivo é garantir às entidades e organizações indígenas brasileiras maior participação no processo de debate em torno da construção do Ministério dos Povos Indígenas

Na última semana, Dionedison Terena, Coordenador do Setorial de Assuntos Indígena PT/MS, representou Mato Grosso do Sul em Brasília contribuindo e articulando com a da equipe de transição do governo presidente Lula, no GT dos Povos Originários.
“Nós apresentamos a proposta de criação de subgrupos (dentro do GT de Povos Originários) com objetivo de possibilitar às entidades e organizações indígenas existentes no Brasil maior participação no processo de debate em torno da construção do Ministério dos Povos Indígenas”, afirmou Dionedison.
Participaram também das reuniões a Deputada Juliana Cardoso Terena (PT-SP); Tani Rose - Coordenadora Nacional do Setorial de Assuntos Indígenas (PT) e Quenes Gonzaga - Assessora Técnica da Comissão de Integração Nacional da Câmara dos Deputados (CINDRA). O GT dos Povos Originários também contou com a participação das deputadas federais: Jônia Wapichana (REDE-RR); Sônia Guajajara (PSOL-SP); e Célia Xacriabá (PSOL-MG).
Na sexta-feira (25), Dionedison retornou para MS com o desafio de organizar subgrupos compostos por lideranças indígenas, iniciando as reuniões e diálogos nas aldeias com os caciques, organizações indígenas, professores, juventudes, lideranças tradicionais, das várias aldeias. “A ideia é criar oportunidade para que todos e todas contribuam na construção das políticas públicas para população Indígena do Brasil”, ressaltou.
