Nota da Direção Estadual do PT/MS

Atuação do PT em Ma

ícone relógio18/01/2023 às 14:42:50- atualizado em
Nota da Direção Estadual do PT/MS

O Brasil e a comunidade internacional assistiram apreensivos no último dia 8, por meio da imprensa e das redes sociais, uma tentativa de golpe em nosso país planejado e executado pela extrema direita que nos últimos 4 anos instaurou o caos nos serviços públicos, o ódio em nossos ambientes de convívio e um estado permanente de insegurança da nossa democracia.

É de conhecimento do conjunto da sociedade brasileira, a nefasta herança deixada pelo Governo Bolsonaro que desmantelou as politicas públicas de inclusão das minorias, ampliando preconceitos e discriminações historicamente impostos a essas populações, gerando no meio social mais exclusão e aumentando a fome. Tal cenário levou a maioria do povo brasileiro a votar por outro projeto de governo nas urnas em 2022, elegendo o Presidente Lula com o apoio dos movimentos sociais históricos que sempre estiveram conosco, mas também por uma Frente Ampla formada por diversos partidos e lideranças.

No Mato Grosso do Sul disputamos o governo no primeiro turno e no segundo, parte da nossa militância e apoiadores, apoiaram o candidato ao governo Eduardo Riedel contra o principal representante do Bolsonarismo em nosso estado, fato que levou o atual governador a convidar nosso partido para compor seu governo, em áreas importantes em que temos acúmulo e experiências exitosas em nossas administrações.

Tendo a consciência de que precisamos combater qualquer iniciativa de golpe fortalecendo o governo do presidente Lula e os poderes constituídos, dialogando com as forças democráticas para reconstruir e unificar a nação brasileira e instaurar um tempo de paz e marcos civilizatórios, onde a divergência continue no pensamento politico e na esfera eleitoral, nossas Bancadas, Estadual e Federal, juntamente com o Diretório Regional deliberaram por aceitar o convite de compor o atual governo, respeitando a independência Partidária das nossas bancadas em suas atuações no legislativo, mantendo seus compromissos históricos com a classe trabalhadora, com as populações excluídas e marginalizadas na perspectiva de garantir, que as políticas que serão desenvolvidas pelo Governo do presidente Lula, chegue o mais rápido possível à população Sul Matogrossense.

Diretório Regional do PT.